NASCEU MEU PRIMEIRO FILHO!





 NASCEU MEU PRIMEIRO FILHO!
Marcus Vinícius
18/10/2017

            Oi oi oi, leitores e leitoras, sejam bem-vindos a mais uma coluna mensal do blog WorldFriends! Quanto tempo faz que não nos vemos! Depois de três meses de incertezas, aqui estamos nós novamente, para falarmos um pouquinho mais de música. Mas essa é uma coluna especial, na qual falarei do meu mais novo filho, com poucos meses de vida, e muitas alegrias ainda a me dar. Não, não falarei hoje de paternidade, nem de educação musical, uma exceção. Falarei de meu mais novo CD, meu primeiro álbum, intitulado BrisBrisa, com show de lançamento marcado para dia 29/10, domingo, na Rabeca Cultural, em Sousas, Campinas.
            BrisBrisa nasceu de um encontro casual que tive com meu grande amigo, e atual produtor, Gustavo Scaranelo, em janeiro do ano passado, após 15 anos sem nos vermos. Ocasionalmente nos encontramos, e ele me perguntou se eu ainda compunha canções. Como meus leitores sabem, fiquei um bom tempo sem compor, e respondi a ele, que estavam todas engavetadas. Ele se lembrou de algumas delas que eu havia tocado 15 anos atrás, nos tempos de faculdade, quando frequentamos os corredores do Instituto de Artes da Unicamp, ele matriculado, eu como intruso. Uma delas era BrisBrisa.
            Essa canção foi composta em 2001, na ocasião em que eu lia o livro mais lindo e importante de toda minha vida, Grande Sertão: Veredas, para uma matéria da Faculdade de Letras, a qual eu frequentava na ocasião. Emocionei-me demais com uma linda passagem, logo no início do livro, que descrevia poeticamente um encontro entre Riobaldo e Reinaldo (Diadorim), às margens do Urucuia, em um final de tarde, quando os ventos, ou melhor, uma brisbrisa, trazia o sinal da chuva que podia chegar. Esse foi o mote para a criação dessa canção, que mais tarde entreguei nas mãos de Scaranelo, quando ele me pediu que gravássemos um single, já que ele agora se tornara produtor.
            Investi alguns reais para essa produção, além de escrever todo o arranjo. Convidei Jóice Freire para fazer dueto comigo, visto que pensei no fonograma para duas vozes. O resultado foi melhor que o esperado. Soltei nas redes sociais, e a resposta foi maravilhosa. Pensei, então, “por que não levar o projeto adiante?”
            Conversei com Scaranelo, mmas ao mesmo tempo não tinha dinheiro para investir no projeto. Pensamos em editais públicos, buscar recursos com patrocínios, mas a ideia mais frutífera viria a ser o crowdfounding, ou seja, a famosa “vaquinha” virtual. Fiz um projeto no site Kickante, e divulguei para todo o mundo. Foram dois meses de muito trabalho, mas, no final, consegui arrecadar quase tudo o que precisava, atingindo a meta estabelecida. Pudemos gravar BrisBrisa. Chamei Jóice Freire para formar comigo o Duo BrisBrisa, além de excelentes músicos e amigos que fizeram parte do projeto, como Adriano Dias, Andrés Zúñiga, Janice Pezoa, além do próprio Scaranelo.
            Tirei canções da gaveta, como Ventania e Folhas, as quais tinham mais de quinze anos, sendo compostas durante minha adolescência, e compus outras tantas, como Pérola da Mantiqueira, em homenagem à cidade de Gonçalves - MG, nosso paraíso atual; Benjamin, dedicada ao meu lindo sobrinho, que acabara de nascer; O Mundo, canção que dedico a todos que foram meus alunos, e a todos os jovens que estão para começar a vida; e Eu Agradeço, a qual dediquei a todos que contribuíram para a concretização do projeto. Trazemos no disco também duas lindas canções de Adriano Dias, Meia e Maresia, as quais interpretamos com muito carinho para retribuir a parceria que fizemos com esse grande amigo e músico.
            Enfim, BrisBrisa nasceu, e seus ventos trouxeram a mim novamente a vida e a música, que agora já está totalmente impregnada e existente em mim. Convido a todas para dar um passeio por belas paisagens naturais, bem como pelos mais profundos sentimentos humanos. Nosso disco está em todas as plataformas sociais, como Apple Music, Deezer, Spotify, CD Baby, entre outros, e está à venda em nosso site oficial, www.brisbrisa.com. O show de lançamento acontecerá dia 29/10, às 19h30, na Rabeca Cultural, em Sousas. O Duo BrisBrisa contará com excelentes músicos que nos acompanharão: Cacá Lima no violão, Paulo Signori no baixo acústico, e Carlo Freire na percussão.
            Muito obrigado a todos, e contamos com a presença de vocês!!! 

Se ainda não leram as outras colunas Clique AQUI para ver a última coluna, e se quiser acompanhar a trilogia de Vocação ou educação, NESTE link tem o direcionamento para as três colunas.
                 


Marcus Vinícius: Bacharel e licenciado em Letras pela Unicamp, mestre em Teoria e História Literária pela Unicamp, e licenciando em Música pela Unimes. É professor de coral da Escola Waldorf Veredas (Campinas), e professor de música na Casa do Meio (Jundiaí) e na Alegria e Cia. (Campinas). Cantor no Madrigal In Casa e no coral do TRT de Campinas, e membro da Orquestra do Corpo, projeto do núcleo Barbatuques. Tem um CD autoral gravado, BrisBrisa, com show de lançamento dia 29/10, na Rabeca Cultural, em Campinas.
Informações para show de lançamento: Rabeca Cultural (19) 99720-6186

Contato: marcusvsil@gmail.com; whatsapp: (19) 99157-1465    



CONVERSATION

2 comentários:

  1. Parabéns Marcus! Desejo muito sucesso 👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, Samya! Espero que você possa ver nosso show, e desfrutar de nossa música!

    ResponderExcluir

Back
to top