Técnica de Congelamento Caseira



A Técnica de conservação de alimentos  pelo sistema de congelamento é muito antiga. Há séculos atrás os povos de clima frio já usavam o gelo e o frio para conservar os alimentos, que eram expostos ao ar livre do inverno, enterrados na neve ou colocados em sótãos gelados.

O congelamento dos alimentos chegou à civilização ocidental no período da segunda guerra Mundial.  Primeiro, foi implementado nos Estados Unidos e anos mais tarde difundiu-se na Europa.  No Brasil, esse processo de conservação surgiu no final da década de 70, com a venda dos freezers.

São inúmeras as vantagens do congelamento de alimentos, pois com a correria da vida moderna o congelamento se tornou indispensável.
- Para evitar o desperdício, o ideal é congelar os alimentos em pequenas porções, na quantidade certa do uso diário, acabando assim com as sobras que muitas vezes estragam na geladeira.

- Estocar alimentos na época de safra, também pode ser uma boa opção, pois  os preços são mais atrativos e os produtos de melhor qualidade.
- Organizar pratos prontos para o consumo, facilitando a rotina do dia a dia e ganhando  mais tempo para se dedicar a outras atividades de sua preferência.

 Vou ensinar a técnica para congelamento de Legumes, conhecida como Branqueamento  para você!

A técnica consiste em conserva melhor as características do alimento como sabor, cor, textura, além de provocar também uma diminuição na atividade enzimática e na proliferação de bactérias.

Siga os passos abaixo:

Lavar adequadamente e cortar da maneira desejada:






 Em 2,5 litros de água fervente, mergulhar cerca de 300g dos legumes por  aproximadamente 1 minuto.
A mesma água pode ser usada para até 8 porções do mesmo tipo de vegetal, aguardando-se levantar fervura antes de mergulhar nova porção (para vegetais diferentes podemos utilizar a mesma  desde que seja da cor mais clara para a mais escura do alimento)




Resfriar os vegetais no mesmo espaço de tempo em que foram escaldados, também com o auxílio da peneira. Passar primeiramente os vegetais em água fria corrente e em seguida mergulhá-los em água com gelo.


Congelar separadamente por aproximadamente 1 hora


Retirar do congelador e armazenar em recipiente, lembre-se de etiquetar com  a data de validade. Como regra geral pode se mantê-lo congelado por no máximo 3 meses.

Descongelamento para a técnica de branqueamento

Prepare os alimentos e não exceda o tempo no fogo, já que os alimentos serão aquecidos novamente.
Retirar do freezer e adicionar em água fervente ou submeter diretamente ao calor no caso do preparo para refogado.
 #DiCA - Congelamento e Descongelamento de alimentos pré-preparados ou preparados
Após o preparo dos alimentos, coloque-os em embalagens adequadas, na quantidade a ser consumida em uma refeição, em seguida coloque a embalagem do alimento pronto em cima de um recipiente com água fria e gelo. Depois, coloque o alimento no refrigerador e após o resfriamento, coloque no freezer.
     Descongelamento - Os alimentos devem ser descongelados no refrigerador ou em forno de micro-ondas na função “descongelar”. O ideal é que o alimento seja descongelado lentamente para preservar as características do mesmo.



“A arte de cozinhar envolve o amor, é como uma expressão  de si mesmo  que alimenta o próximo” 
                                  Rafaela Benatti


Contato:  19 98444-4707

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento / Sindicato Rural de Mirasol
Fotos:  https://www.facebook.com/perfeito.guru


CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Back
to top