O Pós-tratamento com aparelho ortopédico funcional em crianças






É muito comum a dúvida: após a criança passar por um tratamento ortopédico funcional, ela é dispensada do tratamento e não precisa mais voltar ao consultório?

 Não, recomendamos que ela continue sob acompanhamento profissional até que esteja com a dentição permanente completa na boca. Isso porque, por melhor que tenha sido o resultado do tratamento, mesmo que tenha sido um sucesso, devemos lembrar que esta criança continuará crescendo, se desenvolvendo fisicamente, e terá surtos de crescimento com alterações em todo o corpo, e é claro na face também.

 Nos surtos de crescimento, se já existe já uma predisposição para uma discrepância óssea, por exemplo, queixos que crescem muito para a frente, maxilas que se desenvolvem muito, projetando os dentes superiores também para a frente e deixando com aquele perfil bicudo, enfim, problemas poderão aparecer ou ressurgir mesmo após ter passado por esse tratamento com aparelhos ortopédicos. Para que isso não ocorra e ponha a perder todo o resultado conquistado, além do acompanhamento profissional, é comum indicarmos um outro aparelho,  que chamamos de “aparelho de contenção”.

 Também é um aparelho móvel, porém, normalmente pedimos que se use à noite para dormir e talvez por uma hora por dia, para que se possa ir mantendo esse resultado até que consideremos que não há mais chances de uma recidiva.


 O modelo de “aparelho de contenção” que usamos aqui na Nova Ortodontia, é feito de poliuretano e tem uma configuração especial, com a capacidade de acompanhar o crescimento facial e a troca dos dentes. Ele trabalha orientando ou guiando as erupções dentárias, ajudando os dentes que estão “nascendo” a entrarem corretamente no diâmetro do arco. Ele também ajuda no correto posicionamento da língua e tem a capacidade de acompanhar as alterações, sem que seja necessário ficar trocando de aparelho constantemente. Mais tarde, já com toda a dentição trocada, é feita uma nova análise para checar se existe a necessidade de se concluir o tratamento com aparelhos fixos.


Colunista: Dra Adriana Ramalho Flores



Serviço:
Rua Regente Feijó, 712 - sala 24 - Campinas/ SP
Telefone: 19  3231-2828

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Back
to top