Qual a melhor idade para iniciar um tratamento ortodôntico?



Dúvida muito comum entre os pais, é uma das perguntas que eu mais costumo responder.

A Associação Americana de Ortodontia recomenda que toda criança faça avaliação ortodôntica a partir dos sete anos. Porém, alguns tratamentos podem começar até antes, dependendo de cada caso. Normalmente, usam-se aparelhos ortopédicos funcionais em dentição decídua (com dente-de-leite apenas) ou mista (dente-de-leite e permanente) e aparelhos ortodônticos fixos apenas em dentição permanente.

 Nós, especialistas, levamos uma série de fatores em consideração ao tomar a decisão de iniciar um tratamento em crianças, como por exemplo, o diagnóstico (caso leve, moderado, grave), como é a rotina dessa criança, a disponibilidade que os pais têm para acompanhar o tratamento e o grau de amadurecimento da mesma.

 Para crianças, é importante também ressaltar que o aparelho usado, o ortopédico funcional, o que chamamos de móvel, é um aparelho que sai da boca da criança então ela irá tirá-lo para se alimentar ou escovar os dentes por exemplo. Já na dentição permanente, em adolescentes e adultos usamos normalmente o aparelho fixo, que fica colado aos dentes.


 Dar um aparelho móvel para uma criança significa que ela terá que usá-lo sob a supervisão de um adulto, que terá que lembrá-la de usar e monitorar o tempo de uso, bem como ajudar a cuidar da higiene, não só dos dentes, mas também desse aparelho. Portanto, se a criança apresenta um comportamento mais rebelde, que não aceita bem o aparelho, se ela estuda em tempo integral, ou se não tem nenhum adulto que possa supervisioná-la no uso diário, muito dificilmente esse tratamento irá surtir algum efeito. Assim, por mais grave que seja o caso ou exista a urgência de interceptar um problema, em crianças o que conta realmente são esses fatores: maturidade da criança, aceitação do tratamento por parte dela, adultos que possam acompanhar esse tratamento e o monitoramento diário do uso do aparelho.


Instagram: @clinicanovaortodontia
Facebook: novaortodontia
Telefone: 3231-2828

Crédito da imagem: Google

https://www.google.com.br/search?q=ortodontia+pediatrica&espv=2&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiC-tDx5tTSAhVBkJAKHT4pBrUQ_AUIBigB&biw=1366&bih=613#imgdii=a770_Bf1otUrYM:&imgrc=HRqiGd0r3dS-_M:


CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Back
to top