Festival de Música Contemporânea Brasileira celebra obras de Hermeto Pascoal e Edson Zampronha




IV Festival de Música Contemporânea Brasileira começou dia 15 e vai até o dia 18



  Concertos gratuitos são destaque na programação do Festival de Música Contemporânea Brasileira
Hermeto Pascoal e Edson Zampronha são os compositores homenageados nesta edição do FMCB, um dos festivais mais expressivos do gênero no país
A quarta edição do Festival de Música Contemporânea Brasileira – FMCB será realizada de 14 a 18 de março, em diversos locais da cidade de Campinas. Neste ano, o festival rende homenagens aos compositores Hermeto Pascoal e Edson Zampronha, e oferece uma vasta programação de música contemporânea totalmente gratuita e aberta à população. Os homenageados protagonizarão as atividades noturnas, sempre às 20h30. 
No dia 15, a abertura no Auditório Umuarama do Instituto CPFL, às 20h30, marca o início do Festival com um concerto e bate-papo intimista com Hermeto Pascoal e Edson Zampronha. A programação vai até o dia 18 de março com atividades diversas, com apresentações de projetos artísticos e acadêmicos, mesas redondas, recitais comentados pelos homenageados e homenagens aos compositores.
A abertura promove não só a apresentação de obras dos homenageados, mas também a oportunidade de um diálogo intimista entre plateia e os compositores. Durante esse bate papo, os homenageados Edson Zampronha e Hermeto Pascoal abrem uma oportunidade única de interação da plateia com artistas, onde os presentes além de conhecerem mais sobre as inspirações dos compositores poderão fazer perguntas diretamente a eles. Uma oportunidade do público interagir e participar  de uma conversa descontraída com dois grandes nomes da música contemporânea. Para o concerto, o Grupo Tectum prestará uma homenagem a Edson Zampronha e logo depois será a vez do Quatro a Zero executar obras em homenagem a Hermeto Pascoal. 
Para participar, o público precisa retirar seus ingressos no local uma hora antes do evento (2 por pessoa).
Além disso, o festival oferece uma vasta programação das 13h às 18h nos dias 16 e 17 no Instituto de Artes da Unicamp, com trabalhos acadêmicos, apresentações artísticas e comunicações orais em homenagem aos compositores e mesas-redondas debatendo a vida e obras de Hermeto Pascoal e Edson Zampronha por especialistas no assunto. O público também pode prestigiar estas atividades.
No dia 16, é a vez do recital comentado de Edson Zampronha e no dia seguinte, 17, está agendado o concerto de Hermeto Pascoal & Grupo. Sempre às 20h30 no Teatro Municipal de Campinas “José de Castro Mendes”. As apresentações dos recitais comentados estão entre as atrações mais esperadas da programação. Momento que os próprios homenageados irão destrinchar suas obras para o público, revelando detalhes da concepção e do momento de vida que estavam quando escreveram suas composições, inspirações e, eventualmente, características mais técnicas do processo de criação. É uma oportunidade única para a plateia de ter um contato mais intimista com o criador e suas composições.
O encerramento será no Teatro Municipal “José de Castro Mendes”, às 20h30, no sábado, dia 18 de março, com uma apresentação especial da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas com obras dos dois autores. O concerto terá comentários das  obras que serão apresentadas pelos homenageados.
O IV Festival de Música Contemporânea Brasileira é viabilizado através do Programa de Ação Cultural (ProAC ICMS), apresentado com patrocínio da CPFL Energia e produzido pela  Sintonize. Recebe também o copatrocínio de Ipanema Rolamentos, Mahogany, CNPq, Yamaha e CAPES. Conta com a parceria da Secretaria de Cultura de Campinas, Instituto CPFL, Instituto de Artes da Unicamp, OSMC, A Loja de Pianos e CRCV&B. Uma realização do Governo do Estado de São Paulo, Ministério da Educação e Governo Federal. 
Para garantir uma vaga nos concertos noturnos, das 20h30, basta retirar o ingresso no local uma hora antes do espetáculo (limite de 2 por pessoa). As atividades na Unicamp não requerem retirada de ingressos. Para participar e receber certificado de participação como ouvinte, é preciso entrar em contato com a organização nas áreas de credenciamento. 


Abertura do Festival15 de março de 2017
Horário: 20h30
Local: Auditório Umuarama, Instituto CPFL
Bate-papo com Edson Zampronha e Hermeto Pascoal 

Serviço dos concertos
Homenagem a Edson Zampronha
Grupo Tectum
Homenagem a Hermeto Pascoal
Quatro a Zero
Recital Comentado pelo compositor homenageado Edson Zampronha
16 de março de 2017
Horário: 20h30
Participantes: Edson Zampronha, ABSTRAI ensemble, Fabio Presgrave, Fernando Hashimoto e Thais Nicolau 
Local: Teatro Municipal de Campinas “José de Castro Mendes”

Recital Comentado pelo compositor homenageado Hermeto Pascoal
17 de março de 2017
Horário: 20h30
Participantes: Hermeto Pascoal & Grupo 
Local: Teatro Municipal de Campinas “José de Castro Mendes”
Concerto de Encerramento
18 de Março de 2017
Local: Teatro Municipal de Campinas “José de Castro Mendes”
Horário: 20h30
Concerto com Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
Abertura comentada: Edson Zampronha e Hermeto Pascoal

Serviço:
IV Festival de Música Contemporânea Brasileira
Data:
 de 14 a 18 de março de 2017
Locais:
- Unicamp (Universidade Estadual de Campinas): Cidade Universitária Zeferino Vaz - Barão Geraldo – Campinas
- Instituto CPFL: R. Jorge de Figueiredo Corrêa, 1632, bairro Chácara Primavera - Campinas
- Teatro Municipal “José de Castro Mendes”: Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial - Campinas
Mais informações: fmcb@sintonizenacultura.com.br
Confira a programação completa no site: http://fmcb.com.br/

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Back
to top