8 FILMES COM PERSONAGENS FOTÓGRAFAS


  Em março celebramos o dia internacional da mulher, mas como dia da mulher são todos os dias, separei uma pequena lista de filmes para relaxar e refletir assistindo nas horas vagas. Oito filmes - dos quais acho que são fáceis de encontrar - e um bônus de série Netflix no final. Entre documentários e romances, a maioria são obras que falam sobre fotógrafas consideradas importantes para a história e possui personagens de mulheres marcantes.

Closer, perto demais (2005)




Sinopse: "Anna (Julia Roberts) é uma fotógrafa bem sucedida, que se divorciou recentemente." O contexto da história é "uma inteligente, romântica e muito perigosa história de amor sobre encontros inesperados, atrações instantâneas e traições casuais. Uma visão sobre quatro estranhos entrelaçados com uma coisa em comum: eles mesmos."

A pele (2006)


Sinopse: "Diane Arbus (Nicole Kidman) é considerada por muitos como sendo uma das melhores fotógrafas do século XX. Ao longo de sua carreira Diane voltou sua atenção para o bizarro, o inusitado e o diferente em suas fotos." A trama é envolta em 1958, onde Diane é uma dona de casa e mãe que trabalha como assistente de seu marido, um fotógrafo contratado por seus pais ricos. Apesar de levar uma vida respeitável, ela não consegue sentir-se confortável em seu mundo privilegiado. Uma noite, um novo vizinho chama a atenção dela. Este enigmático homem oferece-lhe inspiração para a descoberta de sua própria arte."

Nascidos em Bordéis (2006)

Sinopse: "Documentário. Ao conhecer o bairro de prostituição da cidade de Calcutá, na Índia, a fotógrafa Zana Briski se compadece da precária condição de suas crianças que nasceram em meio a prostituição e miséria e as ensina a fotografar, revelando talentos e dando-lhes o prazer transformador da arte." Tem no Netflix!

Momentos Eternos de Maria Larssons (2008)

Sinopse: "Na Suécia do início do século 20, numa era de mudança social e pobreza, a jovem operária Maria Larssons ganha uma câmera fotográfica na loteria. A lente da câmera permite a Maria ver um mundo diferente, sob uma nova perspectiva. É como se ela tivesse ganhado novos olhos. Mas o objeto também se torna uma verdadeira ameaça para ela, uma vez que o alcoólatra, mulherengo e abusivo marido sente-se enciumado. Sobretudo quando ele descobre que um jovem e atraente fotógrafo chamado Pedersen está se aproximando de sua esposa.
Obs:. Baseado na vida da avó da mulher do diretor, a primeira fotógrafa profissional da Suécia."

A família Woodsman (2010)

Sinopse: "Francesca Woodman se suicidou, aos 22 anos, pulando de um edifício de Manhattan. Ela foi uma fotógrafa ávida, que deixou para trás uma coleção imensa de fotografias peculiares, em preto e branco. Seus pais, George e Betty, também artistas, eram inteiramente dedicados à sua arte e um ao outro, até a morte de sua filha. Um retrato profundo e comovedor de uma família cheia de culpa e de orgulho."

A fotografia oculta de Vivian Maier (2013)


Sinopse: "O documentário apresenta a história de vida de Vivian Maier, uma fotógrafa que passou grande parte da sua vida adulta trabalhando como babá em um bairro rico de Chicago. Durante a segunda metade do século vinte, Maier registrou imagens das peculiaridades da vida urbana nos Estados Unidos." Suas memórias só foram descobertas porque um agente imobiliário arrematou num leilão uma caixa com mais de 100 mil negativos. O hábito de fotografar foi o segredo que Vivian guardou por toda sua vida, e só teve reconhecimento póstumo.

Annie Lebovitz: a vida através das lentes (2007)


Sinopse: "Annie Leibovitz nasceu em 1949 e é um dos mais famosos nomes no ramo da fotografia das três últimas décadas. A fotógrafa possui um trabalho variado: retrata o glamour e a riqueza em revistas de moda e comportamento ao mesmo tempo em que capta os horrores praticados nos combates militares. O documentário traz para o cinema um acompanhamento do processo de sua criação artística, como o momento no set de filmagem de Maria Antonieta, as experiências da carreira, sua relação com a fama e a vida em família."

Mil vezes boa noite (2014)


Sinopse: "Rebecca é uma das melhores fotógrafas de guerra do mundo. Ela enfrenta uma grande tempestade emocional quando seu marido se recusa a continuar aceitando a arriscada profissão dela. Ele e as filhas do casal precisam de Rebecca, que, no entanto, ama tanto a famí­lia quanto o trabalho."

Tales by Light (2015)

Sinopse: Produzida em parte pela Canon Austrália, é uma série de seis partes, mostra cinco fotógrafos e seus trabalhos em áreas remotas raramente fotografadas. É ótimo ter a primeira temporada dessa série no Netflix e vale a pena assistir cada pedacinho. Mas como estamos falando das personagens femininas, no 3º episódio você encontrará Krystle Wright, que é fotógrafa de esportes radicais e capta imagens de mergulhadores livres, praticantes de highline e parapente em cenários naturais incríveis.

Vai assistir algum desses? Tem algum outro de personagem feminina para acrescentar na lista? Está animado para ver mais filmes relacionados a fotografia? Comenta aqui e compartilhe essa publicação!



Jéssica Giovannoni.
Fotógrafa, e muitas coisas derivadas disso. Não funciona antes do café da manhã, apaixonada por artes, natureza e cheiro de papel. Romântica incorrigível e grande frequentadora de Netflix nas horas vagas.
E-mail: jessicagiovannoni@hotmail.com                             
FB:
www.facebook.com/jessgiovannoni                      
FB fanpage:
www.facebook.com/jessicagiovannonifotografia      
Instagram: @jessicagiovannonifotografia ou @jegiovannoni                                                         



CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Back
to top