Higiene Bucal do Bebê



Resultado de imagem para cuidados de higiene dental com bebes



No bebê com exclusivo aleitamento materno e sem a presença de dentes não é necessário fazer a limpeza, porque considera-se que o leite materno protege toda a cavidade oral.
Com o nascimento dos primeiros dentes (por volta dos seis meses), deve-se iniciar o hábito de higienizar a cavidade oral através de uma escova dental especial para bebês (encontrada nas farmácias), e, a princípio, não utilizar nada na escova, nenhum creme dental - pode ser seca mesmo. Aos 14 meses, com o nascimento dos primeiros molares decíduos, a higiene deverá ser realizada com uma escova dental infantil utilizando creme dental próprio para bebês, que normalmente, ainda não contem flúor, e a quantidade de creme dental deverá ser do tamanho de um grão de arroz cru. Ao final da escovação limpar com delicadeza a boca do bebê com uma gaze para tentar retirar o excesso da pasta. A partir dos três anos aproximadamente a criança será capaz de cuspir, então a partir do momento que ela consiga cuspir, já poderá utilizar o creme dental infantil com flúor em quantidade normal, mas sempre a criança deverá ser supervisionada para que não engula o produto. A ingestão do creme com flúor que poderá gerar problemas de saúde na criança. Higienizar tantas vezes quantas que a criança se alimentar. Isso reforça desde o inicio o hábito de sempre escovar os dentes após as refeições.
A primeira consulta do bebê deve ser por volta dos seis meses, coincidindo com o nascimento do primeiro dente decíduo (dente de leite) dando assim início a educação e promoção  da saúde bucal da criança .  Preferencialmente, a consulta deve ser realizada com o odontopediatra, pois é ele o profissional preparado para cuidar de crianças desde cedo, com conhecimento técnico e abordagem psicológica adequada ao atendimento de bebês e crianças.
Quando a criança não recebe os devidos cuidados não só de higiene mas também de alimentação, um dos problemas mais comuns que podem aparecer é a cárie de mamadeira. A cárie de mamadeira tem desenvolvimento rápido (aguda), e pode provocar dor e dificuldade de alimentação, podendo acarretar com isso  perda de peso da criança e de estatura. É provocada pela ingestão de líquidos açucarados na mamadeira, principalmente durante a noite, sem que seja feita a higiene bucal posterior (antes de dormir).


Serviço:
Clínica Nova Ortodontia
Telefone: 19 -3231-2828
Rua Regente Feijó, sala 24 - Centro
Campinas - SP
@clinicanovaortodontia
Dra Adriana Ramalho Flores

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Back
to top